22.10.16

retratar | vamos falar de fotografia?

Uma confissão: Preparei as ideias, os tópicos, as fotografias e tudo o que achei necessário para fazer esta publicação em meados de Agosto e agora já vamos a meio de Outubro e parece que tenho andado demasiado ocupada para organizar tudo. Esta será uma das últimas publicações do 'Vamos falar de fotografia?'. Já falei do triângulo - em que explico rapidinho o que é o ISO, a abertura e a velocidade, já falei em ilusões da fotografia - os enquadramentos e o que penso quando estou a preparar a minha fotografia e agora quero contar-vos algumas das dicas e truques que aprendi nos últimos dez anos para fotografar pessoas! O plano inicial era ter um vídeo bonitinho onde eu explicava tudo MAS ainda não consigo ouvir a minha própria voz e achar que está OK por isso, ficam umas fotografias e uns gifs pode ser?





Dica nª1 | Verificar o fundo
Esta dica vem também de encontro e a completar aquilo que eu já falava nos enquadramentos. Para as minhas fotografias, quando estou a fotografar pessoas (e objetos) eu procuro por fundos neutros e que não vão atrair demasiado a atenção da pessoa que está a ver a fotografia. Neste caso uma estrada com campos de lado (os tais corredores naturais que tanto falo), uma parede de pedra e mais um corredor daqueles na cidade.

Nota: para fotografar pessoas e fazer auto-retratos eu também gosto muito de usar paredes lisas de cores bonitas, portões e portas antigas como fundo. 

ballons | re-tra-tarballons | re-tra-tarballons | re-tra-tar ballons | re-tra-tar



Dica nº2 | É preciso prestar atenção ao que está diretamente atrás do corpo/cabeça da pessoa
Linhas, postes, cabos... Coisas que passam despercebidas porque o nosso olhar está treinado para ignorar e que por vezes ficam nos cantos das fotografias (como já tinha falado) e por vezes ficam na mesma linha que a pessoa e parecem uma continuação da mesma.




Dica nº3 | Procurar o ângulo correto
Para além de ser importante tentarmos perceber rapidamente que ângulos poderão beneficiar a pessoa que estamos a fotografar é importante jogarmos com a nossa altura e com a altura da pessoa fotografada. As fotografias de retrato - na minha opinião - devem estar na mesma linha ou um pouquinho de cima (nada exageado). Como sou pequenina passo muito tempo de biquinhos de pé (atenção à velocidade neste caso porque irão tremer mais) ou procuro colocar-me num ponto estratégicamente mais alto.
Nota: Para fotografar crianças podem fotografar de cima, mas irão ter planos muito mais bonitos se estiverem à mesma altura e nesse caso terão que se ajoalhar.

ballons | re-tra-tarballons | re-tra-tar


Dois exemplos de dois ângulos muito diferente e eu sou muito mais fã do primeiro. Uma outra nota, às vezes gestos e posições exageradas podem resultar muito bem na fotografia. (No caso da primeira fotografia, pedi à Daniela que colocasse a linha do queixo em evidência - e na minha opinião, acho que resultou muito bem.)



Dica nº4 | Dar sugestões à pessoa do que fazer
Quando estou a fotografar famílias tento que os movimentos sejam o mais fluídos possíveis mas costumo dar sugestões, bancos para sentar, caminhos para fazer, sítios para parar e o importante é depois estar atento e apanhar os momentos entre poses. Quanto ao resto, quando estou a fotografar por outro motivo dou sugestões de como colocar os braços, para onde olhar, presto atenção ao cabelo, à posição das pernas, como quero que a pessoa se enquadre no espaço.

ballons | re-tra-tarballons | re-tra-tar


Dica 5 | Explorar o espaço
Quando estou a fotografar pessoas ou a fazer auto-retratos quase não me importa o sítio, o mais importante é começar e ir explorando vários ângulos e tentar ver tudo como se fosse a primeira vez que passam pelo o local.

ballons | re-tra-tarballons | re-tra-tar



Dica 6 | Roupas & Acessórios
Esta é uma função que poderá não estar associado ao fotógrafo no mundo da fotografia profissional. Mas se estão a fotografar por gosto, como eu, este será um ponto a pensar: qual a mensagem que querem passar na vossa fotografia? que tons querem ter? que espaços estão a pensar fotografar e de que forma as cores e objetos da pessoa irão chamar mais a atenção? Os objetos, as roupas, os pentados e a maquilhagem terão um papel muito importante e se tiverem oportunidade/for da vossa responsabilidade tratem desses pormenores. Para ajudar deixo uma lista pequenina de alguns dos objetos que gosto de usar e exemplos de quando os usei. 

10 comentários

Copyright © isto já não vai lá com chás
Design by Fearne